ERA UMA VEZ O CINEMA


Pânico nas Ruas (1950)

cover Pânico nas Ruas

link to Pânico nas Ruas on IMDb

País: USA, 96 minutos

Titulo Original: Panic in the Streets

Diretor(s): Elia Kazan

Gênero(s): Crime, Drama, Filme-Noir, Suspense

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.3/10 (6869 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor História para um Filme (Edna Anhalt, Edward Anhalt)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Internacional (Elia Kazan)

INDICAÇÕESstar star star star star

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Elia Kazan)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de um Drama Americano (Richard Murphy )

Prêmio Robert Meltzer (Richard Murphy)

Sinopse: Depois de uma discussão durante um jogo de cartas na área de cais de Nova Orleans, um homem chamado Kolchak, visivelmente atacado por uma doença semelhante à gripe, é morto pelo gângster Blackie e seus dois lacaios, o primo de Kochak, Vince Poldi, e um homem chamado Fitch. Eles deixam o corpo nas docas e mais tarde, quando o homem morto, que não carrega qualquer identificação, é trazido para o necrotério, o legista se preocupa com um suspeito vírus, presente em seu sangue, e decide chamar seu superior, Dr. Clinton Reed, um médico uniformizado que trabalha para o serviço de saúde pública dos Estados Unidos.

No dia seguinte, quando se acha desfrutando de um raro dia de folga com sua esposa Nancy e seu filho Tommy, Reed decide inspecionar o corpo. Após um exame cuidadoso, ele chega à conclusão de que Kochak tinha peste bubônica. Como consequência, ele insiste que todos os que tiveram algum tipo de contato com o corpo deverão ser inoculados. Ele também insiste que a identidade do morto deva ser conhecida o mais rapidamente possível. Nesse sentido, Reed encontra-se com pessoas do gabinete do prefeito, com o Comissário de polícia e com outras autoridades da cidade, mas todos se mostram céticos em relação às suas reivindicações. No entanto, suas sucessivas alegações os convencem de que eles têm 48 horas para salvar Nova Orleans de uma praga. Reed deve também convencer o capitão Warren e os outros de que a imprensa não deve ser notificada, porque a notícia de uma praga poderia difundir pânico em massa.

O capitão Warren e seus homens começam a entrevistar imigrantes eslavos, uma vez que foi determinado que o corpo pode ser de um armênio, tcheco ou mestiço. Ao verificar que as investigações têm pouca chance de sucesso, Reed acusa Warren de não levar a ameaça a sério o suficiente. Por sua vez, o capitão admite que acha que Reed é ambicioso e que está tentando usar a situação para promover sua carreira. Irritado, Reed decide tomar para si algumas ações, procurando saber se o homem teria entrado ilegalmente no país, através do porto da cidade, fornecendo para tanto cópias da fotografia do mesmo.

Embora alguns trabalhadores lhe digam que marinheiros nunca falam, Reed vai a um café na esperança de que alguém lhe dê alguma dica. Uma vez lá, uma jovem mulher aparece e o leva à presença de seu amigo Charlie que, relutantemente, admite que trabalhou no navio “Rainha do Nilo”, onde um homem doente teria sido contrabandeado. Enquanto isso, Raymond Fitch, após ser interrogado pelo capitão Warren, quando alegou não saber de nada, procura Blackie e o adverte sobre a investigação.

Blackie planeja deixar a cidade, mas começa a suspeitar que seu ajudante Vince Poldi recebeu mercadorias contrabandeadas de Kochak, explicando a intensa investigação da polícia e o assassinato ocorrido. Reed e Warren, que agora está convencido de sua integridade, vão ao “Rainha do Nilo”, e convencem a tripulação a falar, dizendo-lhes que eles vão morrer se de fato o homem doente estiver no navio. Após retirarem um cozinheiro doente do porão, os marinheiros permitem que Reed e Warren os vacinem e os questionem, revelando que Kochak embarcara em Oran.

Com essa pista, Reed e Warren visitam alguns restaurantes gregos da cidade e, ao saírem de um deles, Blackie chega para visitar Poldi, que se acha muito doente. Pouco tempo depois, Reed recebe a notícia que uma mulher, Rita, morreu da febre e descobre que ela era a esposa do dono do restaurante grego que anteriormente tinha mentido sobre ter servido Kochak. Reed retorna ao quartel-general onde descobre que um repórter está ameaçando publicar uma matéria sobre um vírus que está a ameaçar a cidade. Ele fica ainda mais impressionado ao verificar Warren prendendo o repórter para mantê-lo quieto.

Tarde da noite, Reed retorna para casa, onde sua esposa anuncia que se acha grávida e tenta restaurar sua autoconfiança. No dia seguinte, ele e Warren tomam conhecimento que o prefeito se acha irritado com o tratamento que fora dado ao repórter. Este, uma vez libertado, anuncia que a história estará nos jornais matutinos, dando a Reed e Warren pouco tempo para encontrarem seu homem. Enquanto isso, Blackie procura Poldi, e tenta forçá-lo a revelar informações sobre algumas mercadorias contrabandeadas, mas seu moribundo ajudante, delirando, não diz coisa com coisa. Ele, então, traz seu próprio médico e comenta com a avó de Poldi que eles vão cuidar dele. 

Por outro lado, tendo sido informado pelo dono do restaurante grego, Reed chega ao local onde encontra Blackie e Fitch descendo uma escada com Poldi. Ao vê-lo, eles o abandonam e fogem. Reed os persegue através das docas e tenta explicar-lhes sobre a praga. Na primeira oportunidade, entretanto, eles correm desesperadamente através de depósitos e armazéns e, num determinado ponto, Warren atira e fere Blackie, impedindo-o de disparar contra Reed. Acidentalmente, Blackie atira em Fitch e, ao tentar pular para um navio, cai na água.

Terminado seu trabalho, Reed inicia sua volta para casa, ocasião em que Warren lhe oferece um pouco do perfume contrabandeado que Poldi havia recebido de Kochak.

Finalmente, quando o rádio anuncia a resolução da crise, uma orgulhosa Nancy cumprimenta seu marido.

Elenco: